WEBINAR "Economia Circular na Indústria da Pasta e do Papel"TECNICELPA Webinar 20 maio das 14:00 às 17:45


ENQUADRAMENTO

Os Produtos Papeleiros são naturais, renováveis, recicláveis e biodegradáveis, estando atualmente, entre os principais protagonistas do processo de transição para uma Economia Sustentável e Circular.

A sua aplicação, abrange inúmeros sectores de atividade, dos quais se destaca o Sector de Packaging, onde o Papel e o Cartão estão a substituir, com sucesso, uma imensidão de produtos, antes fabricados com polímeros plásticos, como é o caso dos sacos, embalagens, recipientes, copos e até garrafas.

Consequentemente, o uso de Papel contribuí para alcançar um dos principais objetivos da DIRETIVA de Plásticos (UE) 2019/904 reduzir, desde 2022, os plásticos de utilização única e eliminá-los por completo, em 2024.

Assim sendo, o Papel está a ganhar a preferência de todas as indústrias e embaladores, incluindo gigantes mundiais como a Coca-Cola, McDonald’s, Unilever, Grupo Inditex, entre outros, dando trabalho a investigadores e designers de novos produtos sustentáveis.

Para além das suas qualidade naturais e renováveis, o Papel garante igual ou melhor proteção e conservação dos produtos, incluindo os alimentares, pode suportar cargas e temperaturas elevadas, é resistente e 100% reciclável.

A Economía Circular é, por essa razão uma excelente oportunidade para o Sector Papeleiro, por tradição habituado a fechar os círculos, convertendo papel post consumo em novos recursos para a indústria.

Através deste novo paradigma onde se integram ferramentas como o Ecodesign, ACV e Simbiose industrial, o sector papeleiro alcançará novos patamares de inovação, poupança de recursos, mais quantidade e qualidade na recuperação e reciclado e sustentabilidade para o planeta.




OBJETIVOS

  • Sensibilizar para a importância da economia circular como motor da sustentabilidade e descarbonização.
  • Abordar as vantagens e barreiras da transição para uma Economia Circular.
  • Aprender sobre metodologias e ferramentas disponivéis para medir a circularidade de uma organização.
  • Conhecer os avanços da Economia Circular na Indústria Papeleira através de alguns dos seus protagonistas como: ANIPC, CELPA, Grupo ALTRI e NAVIGATOR.

 

PROGRAMA

14h00   Abertura – Organizadores, TECNICELPA e CELPA
14h10
 
A importância da economia circular para repensar a sociedade - Luisa Abreu, Consultora independente Economia Circular, Galicia
14h20
 
Barreiras identificadas à transição para uma economia circular, como transpô-las? - Ana Cristina Carrola, Vogal do Conselho Diretivo APA
14h40 Uma Agenda Circular para o Centro de Portugal, Teresa Jorge, CCDR-C
15h00
 
Como medir a circularidade de uma organização? - Luisa Abreu - Consultora independente Economia Circular, Galicia

15h20
 


 

1ª Mesa Redonda, moderada por Luisa Abreu

  •  Ana Cristina Carrola, APA
  •  Teresa Jorge, CCDR-C
15h40
 
Desafios para a reciclagem do papel/cartão enquanto solução de embalagem - João Letras, Diretor de Gestão de Resíduos da SPV, Sociedade Ponto Verde
16h00
 
A Ecoeficiência no contexto da Economia Circular - Cristina Ribeiro, ANIPC
16h20
 
Economia Circular: Um Paradigma do Setor Papeleiro - Marta Souto Barreiros, Coordenadora na área de Ambiente e Indústria, CELPA
16h40
 
Um novo paradigma de sustentabilidade na Altri - Pedro Forjaz Carreiro, responsável pelas áreas de Marketing & Vendas, Agristarbio
17h00
 
Desenvolvimento Eco-Circular na Navigator - Laura Costa, Responsável Corporativa de Ambiente da NVG, The Navigator Company

17h20
 





 

2ª Mesa Redonda, moderada por Luisa Abreu

  • João Letras, Sociedade Ponto Verde
  • Cristina Ribeiro, ANIPC
  • Marta Souto Barreiros, CELPA
  • Pedro Forjaz Carreiro, Agristarbio
  • Laura Costa, NAVIGATOR
17h45 Encerramento - Organizadores, TECNICELPA e CELPA

DESTINATÁRIOS

Público em geral


COORDENAÇÃO


R. Amorim Rosa, 38– 1º dto
2300-450 TOMAR

Telf/fax 249 324 858
Telem: 919 373 636
E-mail: info@tecnicelpa.com



DADOS DO EVENTO

DATA:
20 de maio 2021

HORÁRIOS:
entre as 14:00 e as 17:45

LOCAL DE REALIZAÇÃO da FORMAÇÃO:
Online , necessário ligação internet e colunas de som

Telef 249 324 858

Prazo limite inscrição: 

19 de maio 2021



INSCRIÇÃO
Inscrições Online: Formulário

TAXAS DE INSCRIÇÃO

Gratuito, sujeito a inscrição

Inclui a assistência ao webinar, possibilidade de colocar questões no chat on-line e ficheiro com os conteúdos apresentados. 

Os dados para ligação on-line serão enviados após a validação da inscrição (Nome e e-mail obrigatório). Não necessita instalar nenhuma aplicação.





TECNICELPA - Desde 1980 a contribuir para a valorização técnica dos seus associados.


powered by OTUOC