GREEN DEAL e os desafios para a indústria papeleiraMesa redonda e debate


Evento ADIADO , nova data será indicada oportunamente

INTRODUÇÃO

A entrada em funções da nova Comissão Europeia foi marcada pelo anúncio de uma série de iniciativas legislativas e regulamentares que irão ser determinantes para o funcionamento da União nos próximos anos. Com uma forte preocupação quanto ao posicionamento do Espaço Europeu no combate às alterações climáticas, o programa de trabalho para 2020 que foi tornado público identifica um conjunto de elementos de grande impacto para a indústria papeleira. Para além de iniciativas legislativas e não legislativas da área da estratégia industrial, biodiversidade, finanças sustentáveis, economia circular, adaptação às alterações climáticas, estratégia florestal, químicos para a sustentabilidade, entre outras, surge o European Green Deal como uma peça estratégica determinante para o crescimento no espaço Europeu.

O Green Deal está, por isso, a receber grande atenção dos diversos sectores pois representa ser o instrumento político para uma resposta coordenada face aos grandes desafios da próxima década. É apresentado como um guião para transformação  da sociedade europeia, para a competitividade dos sectores industriais e geração do emprego assim como para a conservação do ambiente e descarbonização da economia.




OBJETIVOS
 
Na mesa redonda "Green Deal e os desafios para a indústria papeleira" pretende-se apresentar de forma sumária as principais linhas de força do documento. Pretende-se motivar um debate que identifique linhas de intervenção, áreas de trabalho ou iniciativas que interessem à indústria papeleira portuguesa e oportunidades de desenvolvimento que as empresas poderão vir a considerar em conjunto com outros sectores da sociedade. Pretende-se assim debater sob que forma a indústria pode assumir posições pro-activas contribuindo para desenvolvimento local ou regional e assumir-se como parte da solução para o futuro.
 
 

PROGRAMA

15:30 Reunião da Comissão Científica da TECNICELPA (Exclusivo para membros da Comissão Científica convocados)

16:45 Receção e registo dos inscritos para a Mesa Redonda e debate

17:00 Mesa Redonda e debate com Luis Leal e Paula Guimarães, moderado por Agostinho Dolores Ferreira (aberto ao público em geral, desde que atempadamente inscrito)

  • Tema: GREEN DEAL e os desafios para a indústria papeleira

18:30 Assembleia Geral da TECNICELPA (Exclusivo para sócios da Tecnicelpa)

19:30 Jantar convívio (Exclusivo para sócios da Tecnicelpa inscritos)


ORADORES
 
Luis Costa Leal, nascido em 1958 é formado em Silvicultura pelo Instituto Superior de Agronomia. Actualmente é Director de Planeamento e Desenvolvimento da Altri Florestal (2008).
Desempenhou funções na CELPA – Associação da Indústria Papeleira (2000-2008); no Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas onde para além de assessor foi Coordenador da Terceira Conferência Ministerial para a Protecção das Florestas na Europa (1996-1998); diversas posições na CELBI – Celulose da Beira Industrial onde iniciou a sua vida profissional.
Foi membro do Concelho de Administração do PEFC Council, de diversas comissões de avaliação de formação superior florestal e membro de diversas direcções da ordem dos Engenheiros.
Teve formação complementar em áreas de gestão empresarial, de gestão de projectos e diversas linguagens de programação de computadores e desenvolveu a sua experiência profissional nas áreas de inventário, modelação e planeamento.
 

Paula Guimarães é Responsável de Sustentabilidade na The Navigator Company, onde colabora há cerca de 25 anos. 
Tem uma vasta experiência no desenvolvimento e implementação de abordagens corporativas no domínio da sustentabilidade florestal, gestão florestal responsável e certificação e representa a empresa em diversas iniciativas.
É a Liaison Delegate da empresa no World Business Council for Sustainable Development, representando-a no Forest Solutions Group e noutros projetos do WBCSD. É ainda a representante da Navigator nos programas de certificação FSC® e PEFC, as plataformas New Generation Plantations, da WWF, e The Forests Dialogue, e a Certification network, da CEPI.
Tem um Mestrado em Silvicultura, pela Universidade Técnica de Lisboa, e formação em Sustentabilidade, Gestão e Liderança

 

DESTINATÁRIOS
 
Sócios e não sócios da Tecnicelpa, com manifesto interesse na proteção ambiental e na relação que a indústria papeleira portuguesa pode ter no desenvolvimento nacional de ações que evitem as alterações climáticas
 

COORDENAÇÃO

R. Amorim Rosa, 38– 1º dto
2300-450 TOMAR

Telf/fax 249 324 858
Telem: 919 373 636
E-mail: info@tecnicelpa.com



DADOS DO EVENTO

Data:
27 de março 2020

Horários:
entre as 17:00 e as 18:30

Local de realização do evento:
HOTEL dos TEMPLÁRIOS - sala D. Gualdim
Largo Candido dos Reis, nº 1
2300 326 TOMAR
Telef 249 310 100

COORDENADAS GPS:
Latitude: 39º 36´26" N | Longitude: 8º 24' 50" W         
Ver no Google Maps

Prazo limite inscrição:
23 de março 2020



INSCRIÇÃO
Inscrições Online: Formulário

INSCRIÇÃO on-line gratuita, mas sujeita a registo prévio obrigatório
(até dia 23 de março)

Acesso livre à mesa redonda e debate a sócios e não sócios da Tecnicelpa.

Restantes atividades são de acesso exclusivo a membros, conforme indicado no programa.

 



Hotel dos Templários - Tomar


TECNICELPA - Desde 1980 a contribuir para a valorização técnica dos seus associados.


powered by OTUOC