WEBINAR TECNICELPA - Plataforma FLORESTAS.PTTECNICELPA Webinar 25 novembro das 14:30 às 15:30


ENQUADRAMENTO

Conheça a plataforma Florestas.pt:
para conhecer, valorizar e cuidar da floresta portuguesa

A plataforma Florestas.pt tem como missão recolher, sistematizar e divulgar informação e conhecimento abrangente sobre a floresta portuguesa, dando a conhecer a sua relevância, desafios e oportunidades, de uma forma clara e acessível.

A plataforma Florestas.pt, criada em 2020, é uma iniciativa da The Navigator Company sob coordenação técnico científica do Raiz – Instituto de Investigação da Floresta e Papel, e o apoio da comunidade científica nacional e de várias instituições e iniciativas com ligação à floresta.

A plataforma Florestas.pt pretende afirmar-se como um centro de conhecimento sobre os ecossistemas florestais portugueses e temas relacionados. Agregando informação oficial e conhecimento técnico-científico sobre o sector, a plataforma parte de uma abordagem digital inovadora e transversal, que integra as diferentes dimensões e desafios colocados aos espaços florestais portugueses (de produção, conservação e lazer) e às suas espécies.

A plataforma Florestas.pt ambiciona um olhar sobre o passado, presente e futuro das florestas portuguesas. Do passado, a aspiração de contribuir para a preservação da memória histórica do sector florestal e das suas figuras mais emblemáticas. No presente, a partilha de informação rigorosa e acessível para que o valor e importância dos ecossistemas florestais nacionais cheguem a um público mais alargado. Para o futuro, a convicção de que é preciso conhecer a floresta para melhor cuidar e responder aos desafios que se colocam. Este é o desígnio da plataforma Florestas, também espelhado na sua Missão e Visão.
 




PROGRAMA

14:30 Início sessão webinar

  1. Há muito a conhecer sobre a floresta portuguesa
  2. O que pode encontrar em https://florestas.pt/
  3. Os conteúdos são validados pela academia
  4. Como pode navegar na plataforma?
  5. Como pode usar a informação disponibilizada?
  6. Como pode contribuir para esta iniciativa?

ORADORES

Cristina M P Marques: Bióloga (Lisbon Science Faculty) e doutorada em Engenharia Florestal e Biotecnologia pela North Carolina State University (EUA). Trabalha no RAIZ, instituto de investigação privado da The Navigator Company, onde consolidou descobertas em aplicações, em cultura de tecidos, genómica, melhoramento genético e propagação vegetativa de eucalipto, nas últimas três décadas. Atualmente coordena projetos de colaboração com universidades e a produção de conteúdos de comunicação científica, fomentando a criação de valor a partir da ciência e da transferência de conhecimento para a sociedade

 

Tânia Sofia Oliveira: Engenheira Florestal, Mestre e Doutorada em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa.
Fez parte do Centro de Estudos Florestais do ISA onde foi docente na cadeira de Inventário Florestal e participou em vários projectos nacionais e internacionais em áreas diversas: Globland;  ForeFireS; Cork carbon footprint; AGFORWARD. Esteve no NLX | Grupo da Fala e Linguagem Natural da Faculdade de Ciências de Lisboa. Atualmente no RAIZ,  é membro da equipa editorial da plataforma de conhecimento florestal “Florestas.pt” onde desempenha funções de pesquisa de conteúdos, redação e edição e acompanhamento de informação na comunicação social, comunidade científica e redes sociais

DESTINATÁRIOS

Público em geral


COORDENAÇÃO


R. Amorim Rosa, 38– 1º dto
2300-450 TOMAR

Telf/fax 249 324 858
Telem: 919 373 636
E-mail: info@tecnicelpa.com



DADOS DO EVENTO

DATA:
25 de novembro 2020

HORÁRIOS:
entre as 14:30 e as 15:30

LOCAL DE REALIZAÇÃO da FORMAÇÃO:
Online , necessário ligação internet e colunas de som

Telef 249 324 858

Prazo limite inscrição: 

24 de novembro 2020



INSCRIÇÃO
Inscrições Online: Formulário

TAXAS DE INSCRIÇÃO

Gratuito, sujeito a inscrição

Inclui a assistência ao webinar, possibilidade de colocar questões no chat on-line e ficheiro com os conteúdos apresentados. 

Os dados para ligação on-line serão enviados após a validação da inscrição (Nome e e-mail obrigatório). Não necessita instalar nenhuma aplicação.





TECNICELPA - Desde 1980 a contribuir para a valorização técnica dos seus associados.


powered by OTUOC